sexta-feira, 30 de março de 2012


Questões complementares sobre o tema CIBER-CULTURA-REMIX II



8 – O que é Pod cast?
R: O fenômeno mundial de emissões sonoras conhecidas como podcast.  O sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros surge no final de 2004, o nome é um neologismo dos termos “iPod” (tocador de MP3 da Apple) e “broadcasting” (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala). Em menos de seis meses de existência, já podemos encontrar no Google mais de 4.940.000 referências para a palavra podcasting. Estima-se que há mais de 6 milhões de usuários do sistema no mundo. No Brasil, os podcasts começam a surgir em 2005, e hoje podemos contar algumas dezenas, estando, também, em crescimento geométrico. Pesquisa realizada pela Forrester estima que existirá, até o fim do ano, mais de 300.000 podcasts e até 2009, 13 milhões. No Brasil o “iPod” já perdeu espaço para os celulares que oferecem aplicativos diversificados.

9 – O Pod cast representa o fim do rádio? Que outras mídias presenciaram “o fim” de suas antecessoras?
R: Matéria de capa da revistaWired de março de 2005 estampava “the end of radio (as we know it)”. A revista referia-se aos novos sistemas de emissão radiofônica, entre eles o podcast. Vemos aqui um duplo erro, comum nas análises mais apressadas da cibercultura: 1. o fim do meio analógico e massivo e, 2. sua substituição por outro digital e personalizado. Primeiro, não é o fim do rádio como meio de comunicação. O podcast só vem a somar aos diversos formatos broadcasting. Tampouco é o fim do rádio como nós conhecemos hoje, em seus formatos AM e FM. O que estamos vendo é uma reconfiguração midiática em que ambos os formatos permanecem e têm seus nichos de usuários assegurados.

10 – O que é Blogsfera? O que são Blogs e quais os tipos que existem?
R: No último relatório sobre o estado da blogosfera, temos hoje 14,2 milhões de blogs. O número era de 7,8 em março de 2005.
Blogs são formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir, seja seu diário pessoal, informações jornalísticas, emissões de áudio (os audioblogs) ou vídeos (vlogs) e fotos (fotolog), etc., sejam de caráter amador, jornalístico, humorista, literário.

 11 – O Que é P2P? Como ele funciona? Cite exemplos?
R: O sistema de compartilhamento conhecido como “peer to peer” (P2P). Este possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao redor do mundo. Aqui vemos a liberação da emissão para disponibilizar arquivos, o princípio em rede que coloca esses arquivos mundialmente disponíveis, e a reconfiguração da indústria fonográfica e cinematográfica que, até o momento, estão buscando se manter pela força bruta, caçando e prendendo usuários desses sistemas e fechando alguns. Exemplo de rede P2P: E-mule, Ares, Lime e Ware.

12 – Qual é a vantagem do freenet?
R: O sistema criado por Ian Clarke de 28 anos, “Freenet”, usa tecnologias que tornam impossível, para governos ou para as grandes corporações, restringirem o fluxo de informação digital. O sistema utiliza criptografia e começará a ser distribuído em alguns meses. Vemos aqui mais uma forma de reconfiguração midiática, de liberação do pólo da emissão e do princípio em rede, colocando arquivos em circulação para diversas formas de apropriação e criação.

13 – Quais as origens dos softwares do código aberto?
R: Os softwares de código aberto, o que está em jogo é a criação e o
compartilhamento planetário de inteligência no desenvolvimento de soluções, programas de computadores. Estes estão reconfigurando a indústria proprietária. Trata-se de recombinações de softwares e linhas de códigos de forma aberta, livre e criativa.

14 – O que é GPL/ GNU?  
R: O que permitiu o surgimento dos softwares livres foi à invenção de uma licença de utilização do código fonte em 1989. Nesse ano, Richard Stallman cria a GPL (General Public License) e a “Free Software Foundation” e escreve o primeiro projeto de software livre o GNU (acrônimo de “GNU is not Unix”). A criação foi motivada pela proibição da AT&T de utilização livre do sistema Unix. GPL não permite a apropriação privada dos trabalhos coletivos realizados, dando a todos a possibilidade de transformar e livremente distribuir as modificações. A partir daí, milhares de comunidades ao redor do mundo começaram a desenvolver softwares livres, como o Linux, o Debian, entre
outros.

15 – Por que o SL é um bom exemplo de cibercultura Remix?
R: os SL como um dos melhores exemplos da “ciber-cultura-remix: liberação da emissão (qualquer um pode trabalhar em códigos e programas), princípio de conexão (trabalho e a cooperação são planetários, realizados através das redes telemáticas), e reconfiguração da indústria dos softwares proprietários como a resposta de flexibilização (abertura de códigos de alguns programas, como o Office, por exemplo) por parte da mais importante indústria de softwares do mundo, a Microsoft.

16 – Acesse o site mencionado da nota de n° 16 e poste em seu blog, um comentário sobre o site?
R: A internet está dando às pessoas uma voz, uma chance de auto-publicar e a capacidade de rapidamente compartilhar o que dizer de uma forma nunca completamente possível antes.

17 – Quais os 3 argumentos de Manovich para o Remix como nova mídia?
R: No prefácio do seu livro publicado na Coréia, Manovich afirma que “remix” é a melhor metáfora para compreender as novas mídias. Ele vai apontar três formas históricas. A primeira é a que nos referimos, como vimos, ao pós-modernismo, o “remixing of previous cultural contents and forms within a given media or cultural form”. A segunda é o que chamamos de globalização, mistura e reconfiguração de culturas nacionais em um estilo global, não necessariamente homogêneo. O terceiro tipo de re-mixagem aparece com as novas mídias.

18 – Acesse o site oficial de Mamivich coloque o link dele no seu Blog e poste um comentário em seu blog sobre qualquer tema do site do Mamivich?

Como muitos artefatos culturais foram digitalizados? (7/2011)
Quinta-feira, 14 julho, 2011   

 Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos que digitaliza mais de 1000 livros por dia, bem como livros espelho bookss de Livros do Google e de outras fontes. Em maio de 2011, ele recebeu mais de 2,8 milhões de livros de domínio público, maior do que os cerca de 1 milhão de livros em domínio público no Google Books.
6 milhões de objectos digitais: HathiTrust mantém Biblioteca Digital HathiTrust desde 13 de Outubro de 2008, [17], que preserva e dá acesso ao material digitalizado pelo Google, alguns dos livros Internet Archive, e outras instituições parceiras verificados localmente. Em maio de 2010, que inclui cerca de 6 milhões de volumes, mais de 1 milhão das quais são de domínio público.
10 milhões de objectos digitais: Europeana links para cerca de 10 milhões de objectos digitais a partir de 2010, incluindo vídeo, fotografias, pinturas, áudio, mapas, manuscritos, livros impressos e jornais dos últimos 2.000 anos da história européia de mais de 1.000 arquivos na União Europeia União.
800.000 objetos digitais: Gallica dos franceses ligações Biblioteca Nacional para cerca de 800.000 livros digitalizados, jornais, manuscritos, mapas e desenhos, etc Criado em 1997, a biblioteca digital continua a se expandir a uma taxa de cerca de 5000 novos documentos por mês. Desde o final de 2008, a maioria dos novos documentos digitalizados estão disponíveis em formatos de texto e imagem. A maioria destes documentos estão escritos em francês.
ART:
1 + milhão de imagens de arte: ARTstor : "é uma organização sem fins lucrativos que constrói e distribui a Biblioteca Digital, um recurso online de mais de um milhão de imagens nas artes, arquitetura, ciências humanas e ciências.O ARTstor Biblioteca Digital também inclui um conjunto de ferramentas de software para visualizar, apresentar e gerenciar imagens para fins de pesquisa e ensino. Existem actualmente mais de 1.300 assinantes ARTstor institucionais em mais de 42 países "(http://en.wikipedia.org/wiki/ARTstor).
1    

1    19- O que é “copyleft”?
R: É uma variante da cultura copyright, o copyleft é um hacking do copyright, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir deficiências sociais no direito autoral padrão. Em palavras simples, fotocopiar livros, comprar DVDs piratas, baixar CDs completos, etc. é copyleft.

2     20 - Traduza a citação final do texto e comente-a.
 R: “Nada é sagrado... Tudo é “domínio público”. Baixe, remixe, edite, sequencie e junte isto no seu banco de memória. .. a informação de move através de nós à velocidade do pensamento, e basicamente qualquer intento de controlá-lo sairá pela culatra.”  (DJ Spook, apud Murphie e Potts, 2003, p.70).

Os primeiros hominídeos compartilharam informações e assim sempre foi. O problema é que uma minoria teima em querer lucrar com tudo, observamos isso na idade média ou idade das trevas, onde todo o conhecimento foi concentrado a uma instituição, essa tentativa fracassou porque o desejo por conhecimento é maior que a ganância de alguns.






Nenhum comentário:

Postar um comentário